Penas do Pio

Poesia Missioneira

suporte do blog - Ricardo Kraemer Medeiros (Pio)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Resgatar a arte poética , os versos e causos de Cindinho Medeiros, tem sido uma descoberta diária da leitura que um idealista e observador possuia sobre seu tempo seus costumes e principalmente sobre sua gente.


( Leila Silveira -comentário sugerido pelo poeta Pio Medeiros)




Fabiano


Na estância do Campo Brabo

foi que conheci Fabiano

em maio não lembro o ano

sei que andava de tropeada

de bombachas remangada

sem um pelego no lombo

o moleque abria rombo

nos campos cheio de geada



Fabiano, levanta alcaide

oigalete piá marranheiro

busca a eguada no potreiro

correndo e traga de apé

ta hoje que nem muié

quando empeça de retovo

eu digo as peoas de novo

pra não te darem café



Ligeiro que nem pra briga

o guri saiu andando

le bombiei vinha chorando

meio espantado de sono

eu pensei, não tem patrono

é suco de pura uva

igual tareco de viúva

todo mundo quer ser dono



Compartilhei da tristeza

disse ao dono da fazenda

amigo me de ou venda

este chimbo que sustento

estropiei meus sentimentos

negociando a humanidade

mas eu não fiz por maldade

quis evitar sofrimentos



Passou ser meu o Fabiano

tirei-lhe a cruz da ferida

mas no corredor da vida

tropecei no desespero

no domingo de janeiro

em carreiradas por graça

sei que fizeram trapaça

roubaram nosso dinheiro



E como diz o ditado

quem tem mais menos espera

pulei nos beiços do quéra

com o mango no seu tutano

e a clava do desengano

cravou num culo flemaço

senti na alma um guascaço

tinham baleado Fabiano



Puxei a arma do uso

um trabucão orelhano

catingou queima de pano

no comércio de carreira

e o tal que fez a besteira

tastavilhou meia légua

como quem peala uma égua

na saída da porteira



Hoje em frente meu rancho

num escrito que compus

gravado a sombra da cruz

no livro do coração

um poema uma oração

igual a mim sem vaidade

queimando muita saudade

no pouso da solidão



Gomercindo Medeiros Filho

( Cindinho Medeiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário