Penas do Pio

Poesia Missioneira

suporte do blog - Ricardo Kraemer Medeiros (Pio)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Paisagens do Rio Grande

 Quando meus lábios murmuram
acariciando o versejo
sinto apontar um desejo
na volta do pensamento
não sou cantor de talento
mas quando penso e cantando
as rimas me vão clareando
como a luz do firmamento

Sou um cantor missioneiro
conservo a fidelidade
aluno na faculdade
de Hernandes meu monumento
aconselha este talento
aos filhos que vão cantar
o poeta deve primar
por versos de fundamento

Canto a manhã,canto a tarde
canto a noite, a madrugada
canto a terra mais sagrada
porque o cantar me extasia
canto a várzea na harmonia
de um silencio sublimado
vivo sempre perturbado
no perfume da poesia

Sou humilde apaixonado
da eterna natureza
e curvo-me a realeza
por conceder-me um consolo
pois este mundo é um monjolo
acariciando as imagens
soltando o pó nas paisagens
do continente crioulo

Afirmo que o grande mestre
num aceno com seu manto
fez do Rio grande um encanto
e a criação deu a aula
e o próprio estrangeiro maula
vai encantar seus turismos
nos pitorescos abismos
de São Francisco de Paula

O pintor deste cenário
com maestria imagina
só pode ser mão divina
dando um retoque diverso
e o demais canto em meu verso
por este amor que é tão grande
pois os campos do Rio Grande
são os jardins do Universo

Quando pintaram meus pagos
verteram lindas lagoas
brotavam como coroas
mais doces que o próprio mel
algum santo no painel
depois de tais formosuras
deu sumiço nas pinturas
jogando fora o pincel

Enfeitam nossas paisagens
garças brancas sonolentas
todas as sangas são bentas
com maravilhas disertas
mundo aparte sem profetas
Rio Grande culto e agreste
é o mesmo reino celeste
mas os santos são os poetas

Cindinho Medeiros ( In Memorian )

Nenhum comentário:

Postar um comentário